Reza a história que quando eu tinha 2 anos subia às árvores, tinha grandes dotes de liderança, ria de gargalhada solta e estava sempre pronta para viver mais uma aventura! Era também muito determinada e persistente, que é sempre bem mais simpático do que dizer que era “torta como o raio”! 😁
Mas as memórias que guardo no peito não são as de uma menina assertiva, mas sim a de uma menina que, apesar de muito boa aluna, foi ficando cada vez mais introvertida, quieta, tímida, com vergonhas e medos do mundo, mesmo que ainda doce , brincalhona e determinada no seio familiar.
… quando saía da escola e jogava e conversava com os seus amigos, (possivelmente tão extra-terrestres quanto ela, pensava na altura), ou quando ficava no seu quarto e o transformava em atelier onde navegava entre tintas, colagens e criações para portos seguros e tranquilos.
Essa criança transformou-se… numa pré-adolescente fechada, ansiosa, desconfortável perante novos desafios,… numa adolescente insegura,… e, numa mulher em busca de respostas para se reconstruir de forma mais estruturada.
Bullying no meio escolar foi o maior bicho-papão! Atacava nos recreios, na ida para a cantina, nos balneários, no corredor, nas “bocas foleiras”, nos empurrões, nos desprezos, nos gozos, nos olhares,… Mas em plenos anos 70/80 ainda não se falava nem de bullying, nem de apoio psicológico escolar, e era tudo visto como “tão simplesmente natural”…
Na busca de respostas sobre “porque temos determinadas atitudes e comportamentos?” e “como funcionamos?” comecei a apaixonar-me por Psicologia na área da Infância, e nessa busca encontrei-me como Educadora de Infância. Ainda durante o Curso, quando quase todos os professores propunham o desafio de criarmos e confeccionarmos o nosso próprio Material Pedagógico, senti-me inundada de felicidade e sonhei um dia ser Criadora de Jogos para Crianças.
… não só fazia alguns jogos artesanalmente para as crianças, como dava imensa importância ao seu desenvolvimento através da Arte, e cada vez mais me apaixonava por isso. Amava o meu trabalho. Adorava ver o florescimento das crianças com as quais trabalhava. Estava mesmo muito realizada! Sentia-me plena!!!
Mas, a vida às vezes leva-nos a fazer outras experiências, que acredito que mesmo que menos positivas, um dia mais tarde venham a fazer algum sentido. Fui destacada para trabalhar numa área muito diferente, altamente stressante e extremamente desafiante para mim, onde me deparei com o lado mais amargo, triste e duro da Infância.
Durante 8 anos fiz muitas aprendizagens e dei o meu melhor nessa missão, no entanto, por me sentir completamente afastada do trabalho que amava, e imersa num emprego que me esvaziava, continuamente, especialmente a nível emocional, perdi-me de mim… e entrei em depressão…
Possivelmente esta vivência foi a pedra-de-toque que precisava, para me levar ainda mais profundamente a um maior Crescimento Interior, que fiz com o apoio de formações e processos de Desenvolvimento & Transformação Pessoal.
A cada passo que dava, a cada aprendizagem que fazia, o meu coração ia renascendo, ficando cada vez mais colorido! Dei por mim muitas vezes a pensar: “E se todas as crianças tivessem estes saberes? Como enfrentariam bem melhor as adversidades !!!”
Entretanto o Universo ofereceu-me a possibilidade de, praticamente à porta de casa, em regime pós-laboral, fazer a Licenciatura com Especialização em Educação e Expressão Artística! Que lufada de ar fresco !!!
… e enquanto ia pensando que outra carreira seguir, nas horas vagas dedicava-me a fazer mais formações, direcionadas especificamente para a Infância, para aprender técnicas, ferramentas e metodologias para crianças: Yoga & Relaxamento para Crianças, Gestão e Organização de Eventos, Brain Gym, Pinturas Faciais,… Sim, porque ainda que não soubesse muito bem o que iria fazer, tinha a certeza que era para apoiar a Infância e… de forma colorida! 💛
Fui-me inspirando cada vez mais, e ganhando coragem…
Até que peguei em economias, comprei um bilhete de avião, reservei o hotel, fiz a mala e fui até Itália fazer uma formação que estava guardada no mundo dos sonhos há 20 anos: Reggio Approach, em Reggio Emilia… uma pedagogia onde a Arte ocupa um lugar central no Desenvolvimento da Criança.
Foi a gota de água! Depois de tantos anos a adiar,… zás trás pás…. dali a pouco estava a sair do trabalho para abraçar novos desafios profissionais que também me nutrissem e fizessem bem!
Comecei a dar forma à Fluffy Hugs, onde com têxteis ou papel, crio Pedacinhos de Mundos de Encantar através de Artesanato para decorar os quartos das Crianças.
E, atualmente dedico-me também de Corpo e Alma à Kids Up, onde ajudo crianças a se sentirem cada vez mais serenas, confiantes e bem consigo mesmas. Quer através da Criação de Material Lúdico-Pedagógico de Transformação & Desenvolvimento Pessoal,… quer através de Workshops onde ofereço Momentos de Conexão, Autodescoberta e Empoderamento Pessoal, com Artes Plásticas e todo o saber que fui construindo, e ainda continuarei a aperfeiçoar até ser bem velhinha 😁.Com muita Paixão e uma imensa vontade de oferecer cada vez mais e melhor.
… porque trilhei o caminho que trilhei, e ainda que tenha doído, estou grata porque me trouxe a quem sou hoje! 🙏⭐
Acredito com todo o meu coração e saber, adquirido durante todo o meu percurso, que uma criança “empoderada” é uma criança que cresce com menos medos, e floresce, num adolescente, e mais tarde num adulto, que naturalmente se sente bem consigo mesm@, que enfrenta os seus desafios com resiliência e tranquilidade, que assume o seu potencial, os seus talentos, as suas capacidades e as suas paixões, de peito aberto, e que se supera a si mesm@, conquistando o seu lugar no mundo de forma mais serena!
Por isso, esta é a minha forma de contribuir para o Mundo e para uma criança que te é próxima (filh@, net@, sobrinh@ ou educando), com todos os “Pózinhos de Prlimpimpim” que brilham dentro do meu peito!
OFERTA GRATUITA
Se quiseres saber mais:
Nota muito importante:
Quando enviares um e-mail com alguma questão, por favor procura pela resposta na tua caixa de mensagens.
A mesma pode estar nas promoções ou spam! Obrigada